top of page
  • Foto do escritorCarlos Alberto Soares Junior

5 cuidados essenciais com seu e-mail corporativo

Os vírus e malwares em computadores são normalmente distribuídos por meio de e-mails maliciosos. Basta um simples clique em um anexo para colocar os dados da sua empresa em risco. Para garantir a segurança da sua empresa, é fundamental ter cuidado com o seu e-mail corporativo.


Confira agora 5 cuidados essenciais que você precisa ter:


1) Identifique o remetente


Você conhece a pessoa que enviou? Certifique-se de reconhecer o endereço completo de e-mail – não apenas o nome que aparece na linha do remetente. Alguns spammers (também conhecido como pessoas que enviam lixo eletrônico) imitarão um nome que está na sua lista de contatos para que você abra o anexo. Às vezes, eles até copiarão o seu nome! Se algo sobre o assunto da mensagem parecer estranho para você, não abra imediatamente. Pode não ser da pessoa que você pensa ser.


2) Olhe para a extensão de nome de arquivo


O que é este anexo que foi enviado para você? É algo que você reconhece? Um .doc ou .jpg? Nomes de arquivos que terminam em .exe (um programa), .bat (arquivo batch), ou .scr (um arquivo de protetor de tela) são apenas algumas das extensões de arquivo que têm sido conhecidas por conter vírus. Se você não estiver familiarizado com o tipo de arquivo, não o abra. Se você conhece a pessoa que o enviou para você, pergunte o que ele é.

É possível que a própria pessoa tenha sido atingida por um vírus e não tem ideia de que seu e-mail está enviando arquivos nocivos. É também importante notar que alguns tipos de arquivo têm duas extensões para fazer o item parecer seguro: por exemplo, algo como Photos.jpg.exe pode parecer familiar, porque ele diz .jpg, mas o tipo de arquivo é sempre indicado pela última extensão (neste caso, portanto, .exe).


3) Delete o e-mail suspeito


Um anexo permanecerá na sua caixa de entrada de e-mail (e ocupará espaço) se você não o deletar. Por segurança, é sempre uma boa ideia se livrar dessas mensagens suspeitas quando você recebê-las.

4) Tome cuidado com tudo o que pede suas informações financeiras

Alguns hackers sofisticados podem enviar um e-mail malicioso que parece que é de uma instituição financeira que você conhece e confia. Mas não é típico de um banco ou empresa de cartão de crédito que você usa regularmente pedir-lhe informações pessoais (que eles já devem ter!). Se você receber um e-mail como este, ligue para a instituição financeira e denuncie. Eles serão capazes de dizer se realmente enviaram algo.


5) Boas Senhas


O primeiro estágio para proteger o e-mail corporativo é criando uma boa senha de proteção para essa conta. Crie uma sequencia forte, misturando caracteres de letras minúsculas, maiúsculas e números. Tendo uma senha forte será mais difícil que outras pessoas consigam acessar indevidamente seu e-mail e reduz as chances de um algoritmo de quebra de senha auxiliar terceiros na obtenção de acesso não autorizado às mensagens corporativas.

 

Garantir a segurança da informação da sua empresa é mais simples do que você pensa.


Conte com a HTS Consult para implementar a TI 360 em sua empresa e passe a focar 100% no seu negócio.


Time de Suporte 😉


 


bottom of page