Gerenciar corretamente os processos e serviços da organização é sinônimo de competitividade e sucesso do negócio. Contudo, as boas práticas dependem cada vez mais de uma Gestão de Tecnologia da Informação (TI) alinhada com as metas da organização.
Há muito tempo que a TI deixou de significar a equipe que resolve os problemas dos computadores e configura a conta de e-mail.
Fazer Gestão de TI é administrar o rol de todas atividades e soluções munido de recursos tecnológicos, com a finalidade de possibilitar a obtenção, o armazenamento e o acesso a informações estratégicas para gestores, colaboradores, fornecedores e parceiros. Por meio da Gestão de TI, ainda, a organização decide qual a infraestrutura de TI mais adequada para a realidade daquele negócio e qual a melhor estratégia para a otimização dos processos – se é adquirir um novo software ou comprar mais computadores.
Utilizar as tecnologias disponíveis (e a serem adquiridas) na organização pode trazer inúmeras vantagens. Uma delas é o alto poder competitivo pois, com um banco de dados adequado à realidade daquele negócio, é possível exercer tarefas cotidianas com eficiência e eficácia, como captar novos clientes, acompanhar as tarefas das equipes, gerenciar custos e lucros, estabelecer uma comunicação com o público e controlar os dados e históricos dos clientes.
Não podemos esquecer que a tecnologia existe para facilitar a nossa vida, e as organizações não fogem à regra. Quando os gestores têm os recursos adequados para identificar falhas nos processos, podem buscar novas ferramentas, dar orientações sobre como usar os dados e construir as melhores estratégias de crescimento. Isso, sem dúvidas, ajuda todas as áreas a trabalharem melhor, motivando toda a equipe. Até a relação com os clientes sai fortalecida, pois uma empresa que investe em Gestão de TI, para o mercado, é uma empresa que se preocupa com a segurança da informação.
Mas a redução dos custos e dos prejuízos é, de longe, o maior benefício. De acordo com um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2019, diversos segmentos da economia registraram perdas significativas, em média 1,38% do faturamento total, com destaque para os de perfumaria e de supermercados. Entre os motivos das perdas, destacam-se erros em cadastro de produtos, fraudes, erros administrativos e furtos. É possível contornar todos esses problemas. Quer saber como? Invista em Gestão de TI. Veja mais em nosso artigo: Razões para Investir em TI.
Investir em tecnologia pode ser um desafio, principalmente para empresas com baixo orçamento. A boa notícia é que, nesse processo, é possível contar com consultorias de TI, como a HTS Consult.
Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.
ความคิดเห็น